Sob o céo nordestino
- Flauber Barros Leira
- 12 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
O documentário de longa metragem "Sob O Céu Nordestino" é considerado um marco da cinematografia paraiba, em que o diretor Walfredo Rodriguez (1893 - 1973) apresenta o seu estilo de filmagem, amadurecido com a experiência adquirida na produção dos cinejornais que eram exibidos nos principais cinemas da capital durante os anos 1920.
O filme, definido pela produtora Nordeste Filme como um "filme natural de costumes do Nordeste brasileiro" é o resultado do trabalho incessante do cineasta, que percorreu a Parahyba do Norte durante quatro anos (1924 a 1928) para registrar os seus vários aspectos geográficos e culturais, com a preocupação em desfazer a imagem negativa que o sul do Brasil tinha da região.
À época do seu lançamento, a película contava com aproximadamente duas horas de projeção. Mas a cópia original foi perdida quando um dos colaboradores do cineasta, ao levá-la para a França a fim de inserir melhoramentos técnicos, veio a falecer subitamente. Somente em 1988, parte do filme, com aproximadamente 25 minutos de duração, foi identificada na Cinemateca Brasileira, baseada nos registros documentais feitos, principalmente, a partir do lançamento do filme. Esta amostra é o que sobrou para ser assistida, atualmente. - Por Ubiraci Rodrigues Pinto
Commentaires