top of page

Um passeio de 30 léguas (Parte 2)

Dai por diante a estrada, ou antes, o caminho toma a direção do sudoeste e por ele seguimos já noite fechada, passando pela lagoa das Curimatães, conhecida pelos enormes fósseis la encontrados, e de que o Instituto Arqueológico do Recife possue alguns specimens, chegando ao lugar Corta-Dedo, onde pernoitamos.

Viagem de Irineu Joffily e Dr. José da Cunha Rabelo


Às quatro horas da madrugada do dia seguinte (29) cavalgamos de novo. O descanso do meio dia distava 11 léguas: era na fazenda Pendência, onde a essa hora tínhamos ajustado encontro com o ilustrado clinico Dr. Chateaubriand Bandeira de Mello.


Nesse dia tínhamos ainda de continuar a nossa viagem; e as 5 horas partimos. Flanqueando o elevado serrote, que jaz a sudoeste da povoação, tomamos o rumo do sul durante légua e meia ate a fazenda Açude de Pedra, que atraiu a atenção do meu companheiro pela vasta campina, em que está situada.





Dai por diante a estrada, ou antes, o caminho toma a direção do sudoeste e por ele seguimos já noite fechada, passando pela lagoa das Curimatães, conhecida pelos enormes fósseis lá encontrados, e de que o Instituto Arqueológico do Recife possue alguns specimens, chegando ao lugar Corta-Dedo, onde pernoitamos.


As quatro horas da madrugada do dia seguinte (29) cavalgamos de novo. O descanso do meio dia distava 11 léguas: era na fazenda Pendencia, onde a essa hora tínhamos ajustado encontro com o ilustrado clinico Dr. Chateaubriand Bandeira de Mello.

Devíamos de seguir por uma vereda e entregamo-nos aos cuidados do meu criado, o qual, pratico naquele terreno, tomou a dianteira, e, apesar da escuridão e dos frequentes zigs-zags que fazia o trilho, levou-nos a fazenda Malhadinha, onde atravessamos o rio Santa Rosa as 6 horas da manhã.


Os três grandes riachos, Algodão, nascendo umas três léguas ao norte da fazenda que lhe dá o nome, Caroatá, e o de Pocinhos formam o rio Santa Rosa, o qual, depois de banhar a povoação de Boa Vista e de atravessar a serra de Aldeia, lança-se no rio Taperoá acima da villa de Cabaceiras. O seu curso e quase todo no termo de Campina Grande, e suas nascentes servem de pendor das aguas do Curimataú ao norte e do Parahyba ao sul, e este e o rumo de sua corrente.

De Malhadinha em diante a estrada toma a direcção do oeste, atravessando campos de massape ate a fazenda Xiquexique, que deve pertencer ainda a comarca de Campina, por estar nas aguas do Rio Santa-Rosa.


Penetrando no município de Soledade, o primeiro logar que se nos deparou foi Bom Sucesso, ribeira muito habitada, onde existe um cemitério. O rio Santa-Clara, que por la passa, principia no termo de Campina Grande, com o nome de S. Francisco, por banhar a povoação deste nome; e depois, entrando na comarca de S. João, vai tomando os nomes das fazendas e logares porque passa.

Assim, é ele conhecido sucessivamente pelos nomes de Cachoeira, S. Gonçalo e Bom Sucesso. Antes de chegar a fazenda Santa Clara, que primitivamente lhe deu o nome; e lança-se no Taperoá, a pequena distancia da fazenda Arara, onde recebe pela margem direita o rio ou riacho de Santa-Anna. O seu curso e quase paralelo ao de Santa-Rosa, e os habitantes de suas margens chamam também a este rio de Baixo e ao Santa-Clara, rio de Cima.


Em Bom-Sucesso, deixamos a estrada e tomamos um caminho, por onde nos aconselharam a seguir, por ser mais curta a distancia para a fazenda Pendência. Alcançamos com uma hora de viagem Barrocas e em igual espaço de tempo Ilha-Grande, sucedendo ao caminho uma vereda por meio de uma catinga, que tínhamos de atravessar para chegar ao ponto almejado.

Eram 11 horas da manha, o sol de fogo; viajávamos desde as 4 horas da madrugada, tendo vencido já dez legoas; era portanto grande o meu enfado, julgando maior o de meu companheiro, ainda não afeito a taes viagens.


Bem providos de informações sobre as – erradas – da vereda, penetramos na caatinga.

O criado ia na frente para nos auxiliar com o seu faro de mateiro, eu o seguia com a minha pequena bússola para determinar o rumo no caso de duvida, e vinha em ultimo logar o dr. Rabello, com o seu chronômetro para marcar o tempo.

Seguimos meia hora; de repente estacamos. A vereda bifurcava-se, e o roteiro que conservávamos na memoria nada dizia a respeito.

Como sahir de semelhante embaraço?

(Continua)

 
 
 

Comments


Inscreva-se para atualizações

Nunca perca um artigo novo

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2023 by Make Some Noise.

Proudly created with Wix.com

bottom of page